A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) iniciou nessa segunda-feira, 3, a Operação Festa Junina, visando assegurar a qualidade das mercadorias, coma fiscalização de produtos que são pré-embalados, ou seja, sem a presença do consumidor.
A ação segue até o dia 14 de junho, com visitas de fiscalização a supermercados atacadistas e varejistas, mercados de bairro, estabelecimentos especializados no segmento para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei. Os técnicos da Agência de Metrologia estãofiscalizando cosméticos, produtos como de produtos temáticos típicos como rapadura, pé de moleque, creme de amendoim, amendoim, paçoquinha, paçoquinha diet, milho para pipoca, canjica, torrone com amendoim, farinha de milho flocada, pé de moça, leite condensado, canjica amarela munguzá, leite de coco, canela moída, coco ralado, coco em flocos desidratado e fubá.
O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior destaca que a Operação Festa Junina tem por objetivo verificar os produtos para a conferência entre peso informado e peso medido.
A operação é realizada em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a AEM, órgão delegado no Estado.
Saiba mais sobre os produtos pré-medidos
Mais de 85% dos produtos que são consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Normalmente, são produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento.
A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria.
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