Sexta, 15 de Novembro de 2024 14:49
63 99241-8076
Geral Tocantins

Com a fiscalização em fios e cabos elétricos, Agência de Metrologia realiza Operação Energia Segura

Ação fiscalizatória tem por objetivos verificar requisitos técnicos dos produtos e evitar que a sociedade tenha problemas que podem ser evitados

12/06/2024 13h37
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Equipe técnica da área de Qualidade verifica fios e cabos elétricos no comércio - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins
Equipe técnica da área de Qualidade verifica fios e cabos elétricos no comércio - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) realiza aOperação Energia Seguracom a fiscalização em fios e cabos elétricos, objetivando verificar os requisitos técnicos dos produtos e evitar que a sociedade tenha problemas que podem ser evitados. A ação fiscalizatória no Tocantins ocorre até esta sexta-feira, 14.

Enquanto órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), cabe à AEM a verificação de produtos certificados -meio de se atestar que a mercadoria foi fabricada de forma a atender os requisitos de uma norma ou de um regulamento técnico. A certificação éfeita por Organismos de Certificação Credenciados (OCC) no Sistema Brasileiro de Certificação.

No caso da certificação compulsória (obrigatória), que é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco, a AEM atua na fiscalização, no momento da comercialização, verificando se ostentam a marca do Inmetro e se atendem aos requisitos.

De acordo com o presidente da Agência de Metrologia do Tocantins, Jerônimo Júnior, "apesar da operação ser de cunho fiscalizatório, ela representa para a sociedade a oferta de mais segurança ao consumidor evitando a ocorrência de incêndios desnecessários e, também, os impactos que o material irregular acarreta no aumento do consumo de energia elétrica”, destaca o gestor da AEM.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias