Quarta, 06 de Novembro de 2024 18:26
63 99241-8076
Cidades Palmas - TO

Médicos e enfermeiros participam de mais dois encontros dos seminários integrativos Geronto em Ação

Temas abordados na capacitação são resultados dos encaminhamentos feitos pelos próprios profissionais da Atenção Primária para o geriatra

14/06/2024 15h56
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Encontrou foi realizado no no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia - Fotógrafo:Divulgação
Encontrou foi realizado no no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia - Fotógrafo:Divulgação

Nesta última quinta-feira, 13, aconteceram o terceiro e quarto encontro dos seminários integrativos Geronto em Ação, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia de Palmas (IVM). A capacitação é a fase quatro da pesquisa-ação como estratégia de integração entre a Atenção Primária e Secundária de Palmas.  São, ao todo, seis encontros voltados para médicos e enfermeiros da Saúde Pública de Palmas para entender quais são a maior demanda e as dificuldades que esses profissionais têm ao atender o idoso. As aulas são realizadas em metodologias ativas com discussão em rodas de conversas avaliação de casos clínicos.

Neste encontro foram realizadas discussões sobre episódios depressivos e sequelas do acidente vascular cerebral (AVC). Nos encontros realizados no dia 28 de maio foram abordados sobre a doença de Alzheimer e hipertensão arterial. Confira mais informações  aqui .

“Atualmente estamos passando por uma transição demográfica, uma transição epidemiológica, a Atenção Primária tem que ter o envolvimento de todos os profissionais pensando na integralidade do cuidado da pessoa idosa. Esses momentos de encontros do Geronto em Ação são para escutar esses profissionais e entender quais são as demandas. Diante dessas demandas, vamos propor esse processo formativo para melhorar a assistência do cuidado da pessoa idosa", explicou a enfermeira e professora de medicina da UFT, doutora Maria Sortênia Alves Guimarães.

A médica geriatra Paula Fleury Curado explicou que é comum encaminhamentos para a geriatria (Atenção Secundária) com frequência de casos que poderiam ser resolvidos na Atenção Primária. “Normalmente a Atenção Primária encaminha para a geriatria casos suspeitos de demência. Só que a própria perda de memória em si não quer dizer que é demência. Acontece de identificarmos que o paciente tem, na verdade, um transtorno cognitivo leve, que é uma perda de memória  e nada que seja demência. Esse caso poderia ter sido diagnosticado e acompanhado na Atenção Primária”, disse a médica.

A médica ainda destacou que a geriatria recebe pacientes de outros municípios. “Recebemos pacientes de Palmas e de mais 139 municípios, pessoas, às vezes, de 80, 83 anos, que levantam às três, quatro horas da manhã para pegar um ônibus e chegar aqui para a consulta. Isso é um desgaste muito grande para o idoso. Juntos com os profissionais podemos montar um fluxo para que possam haver encaminhamentos mais eficazes e que consigamos dar um suporte melhor para o idoso atendido na unidade.”

O médico neurocirurgião e mestrando do Programa de Educação e Ciência Saúde da UFT, Pedro Henrique Essado Maya, foi o especialista que falou das sequelas do AVC e desenvolveu as atividades com os profissionais. “Precisamos estar sempre nos atualizando porque o básico que temos de conhecimento ele parte de pressuposto de aprendizado e atualização, para que possamos atender o paciente. Quando os pesquisadores pensaram nessa dinâmica com vários temas, como o foco é a gerontologia, isso é extremamente importante. Dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade de gestão e o atendimento dos nossos pacientes.”


Saiba mais acessando:

Profissionais da saúde receberão capacitação sobre encaminhamentos de idosos para Geriatria

Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre encaminhamentos de idosos para Geriatria

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias