Neste Domingo, 30 de junho, aconteceu o 3° encontro de Famílias Atípicas de Paraíso.
A reunião aconteceu na escola municipal Irmã Julita.
Durante o encontro, foram debatidos temas cruciais sobre a conscientização e participação da família no desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A reunião também contou com um momento para tirar dúvidas da comunidade sobre o projeto Abraça, desenvolvido e realizado pela prefeitura de Paraíso Do Tocantins, também foi debatido sobre as dificuldades e barreiras enfrentadas por familiares no acesso aos serviços públicos.
E para entender melhor sobre os direitos das pessoas que sofrem com o Transtorno do Espectro Autista ( TEA), a nossa equipe conversou com o advogado Luiz Armando, que pontuou a
Lei n°13.146/2015, que considera a pessoa com (TEA) como pessoa com deficiência, e são assegurados todos os seus direitos e proteções, na escola por exemplo a unidade escolar deve fornecer um profissional capacitado para acompanhar o aluno dentro da sala de aula de acordo com as s necessidades de cada indivíduo, além de promover a inclusão e participação do aluno.
O advogado destacou também a Lei 12764/2012, em seu artigo 3°, inciso lll, alínea d, que assegura "o acesso a ações e servições de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo os medicamentos ". Isso implica, implicitamente, o acesso a medicamentos necessários para o tratamento do autismo.
Segundo a sua idealizadora Letícia Santos "o movimento vem tomando força a cada encontro, e conta cada vez mais com ajuda de empresários e de mães atípicas da cidade".
Pontuou também que o movimento é independente e não pertence a nenhuma instituições e a nenhum político, e que juntas as mães atípicas lutam por mais igualdade e inclusão para todos.
A comunidade está se mobilizando para que sejam realizadas reuniões mensais, sendo que a próxima já está prevista para o final de julho.
A sociedade busca unir forças por melhorias na saúde, educação e qualidade de vida de todas as crianças, jovens e adultos que sofrem qualquer tipo de transtorno, inclusive, o Autismo.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas