O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), tem investido em ações efetivas para a ampliação do ensino integral. Isso é demonstrado pelos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, recentemente divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), em que o desempenho das escolas estaduais de ensino médio integral foi destaque.
No cenário regional, o Tocantins ocupa o primeiro lugar no ensino médio integral na Região Norte e o segundo em nível nacional, atrás apenas dos estados de Goiás e Espírito Santo. Com uma média de 4,7, as escolas integrais do Governo do Tocantins superaram a média nacional de 4,1, tornando-se a rede estadual de ensino integral de maior destaque na região.
A gestão do Governo do Tocantins tem como uma de suas principais políticas a expansão do ensino integral, que já representa 18% das escolas públicas estaduais. “O Governo está comprometido em transformar a educação pública do nosso Estado. Uma de nossas principais metas é garantir que 50% das escolas sejam de tempo integral. Sabemos que essa mudança é fundamental para oferecer uma formação mais abrangente e preparar nossos alunos para os desafios do futuro. Estamos trabalhando com determinação e parceria para alcançar esse objetivo, pois acreditamos que uma educação de qualidade, com mais tempo para aprender, descobrir e crescer é o caminho para um futuro mais promissor para todos”, destacou o titular da Seduc, Fábio Vaz.
Destaque para Gurupi
Entre as dez escolas estaduais com as melhores notas no Ideb, cinco são de tempo integral. Dessas, duas estão situadas em Gurupi, na região sul do Estado. O Centro de Ensino Médio (CEM) Bom Jesus e o Centro de Ensino Médio (CEM) de Gurupi obtiveram um índice de 5,2, um desempenho 27% superior à média geral do ensino médio no Tocantins, que foi de 4,1.
O CEM Bom Jesus é uma escola piloto das escolas de tempo integral Jovem em Ação. Esse modelo de ensino, iniciado em 2017, traz uma metodologia nova, centrada no protagonismo juvenil e na construção de um projeto de vida.
A diretora da unidade, Elisabeth Gama da Silveira Mota, considera o modelo de ensino inovador e destaca os resultados do Ideb. “O que vemos aqui é o resultado do envolvimento da equipe e do comprometimento dos estudantes, fortalecido com o modelo pedagógico.A escola tem melhorado seus índices e o aproveitamento dos estudantes, a prova está nos resultados obtidos, o que é muito significativo para nós”, frisou.
A diretora CEM de Gurupi, Wanessa Cardoso Gomes, frisa que está satisfeita com os resultados do Ideb 2023 e ressalta o papel dos professores. “Esse resultado é reflexo do esforço conjunto de toda a equipe do CEM de Gurupi, onde cada um, do porteiro à direção, teve um papel fundamental. Contudo, queremos destacar a atuação dos nossos professores. Eles são os verdadeiros condutores desse processo, atuando como mediadores e guias no desenvolvimento dos nossos alunos. Este resultado nos enche de orgulho, mas também nos motiva a estabelecer novas metas para continuar avançando nos índices educacionais”, concluiu.
Ensino médio integral
O ensino médio integral é uma proposta pedagógica multidimensional que visa à formação completa dos estudantes. O modelo é baseado em pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento e orientação de estudos, complementando os componentes curriculares previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No Tocantins, uma em cada dez escolas de ensino médio é de tempo integral, com um total de 28 escolas integrais avaliadas em comparação a 180 escolas regulares. As análises, que consideraram apenas escolas urbanas com informações completas e uma taxa de participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acima de 80%, demonstram a relevância do ensino médio integral no Estado. Essas escolas devem oferecer, conforme o Censo Escolar 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo menos uma turma da última série do ensino médio com uma carga horária superior a 420 minutos diários.
Projeto Jovem Ação
A implementação do projeto começou em 2017 com o objetivo de desenvolver integralmente o aluno, oferecendo um currículo que inclui práticas pedagógicas e o protagonismo estudantil. Isso visa à preparação do jovem para o mundo do trabalho e para seu próprio projeto de vida, promovendo competências cognitivas e socioemocionais necessárias para o século 21.
O diretor de Educação e Jornada Ampliada da Seduc, Leandro Vieira, destaca que esse avanço é fruto de um trabalho que une o modelo pedagógico e o de gestão, resultando em uma proposta pedagógica inovadora, com foco no projeto da vida dos estudantes. "Ele tem ajudado os alunos a acreditarem no seu potencial e agora estamos colhendo os frutos desses esforços com os resultados positivos do Ideb 2023”, completou.
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