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Em Fortaleza, Governo do Tocantins participa de seminário nacional sobre Alfabetização

Tocantins representou os 18 estados brasileiros que estão implementando a Política de Alfabetização em regime de colaboração

18/10/2024 12h58
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Participantes do Seminário de Coordenadores Estaduais dos Programas de Alfabetização em Fortaleza, compartilhando conhecimentos e práticas para aprimorar a alfabetização em todo o país - Foto: Seduc/Governo do Tocantins
Participantes do Seminário de Coordenadores Estaduais dos Programas de Alfabetização em Fortaleza, compartilhando conhecimentos e práticas para aprimorar a alfabetização em todo o país - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participa do Seminário de Coordenadores Estaduais dos Programas de Alfabetização, que ocorre em Fortaleza, Ceará. O evento teve início na quinta-feira, 17, e segue até esta sexta-feira, 18. Na abertura, o estado representou as 18 unidades da federação que estão implementando a Política de Alfabetização em regime de colaboração.

O seminário integra as ações do Programa Nacional de Alfabetização, lançado em fevereiro deste ano, em parceria com a Associação Bem Comum, e visa fortalecer as iniciativas de alfabetização em todo o país. O evento reúne representantes dos estados que estão implementando políticas de alfabetização em regime de colaboração e conta com uma programação diversificada, incluindo palestras sobre gestão da política de alfabetização e governança participativa.

Na abertura do evento, a diretora de Políticas Educacionais e coordenadora estadual do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, representou as 18 unidades federativas e enfatizou a importância do trabalho conjunto entre estados e municípios. “Com o olhar voltado para o território e a participação, trazemos uma representatividade significativa para os demais estados. Esse enfoque é fundamental para o fortalecimento da educação”, declarou.

Francinete também ressaltou a relevância do intercâmbio de experiências entre os participantes. “Estamos aqui para fortalecer as práticas que asseguram uma alfabetização de qualidade para nossas crianças”, afirmou, destacando a importância do seminário para a troca de conhecimentos.

A gerente da Educação Infantil e coordenadora Estadual de Formação do Alfabetiza Mais Tocantins, Sâmia Carvalho, destacou que a curadoria do seminário favorece a Política de Alfabetização. “As discussões sobre ICMS Educacional, Alfabetização nas relações étnico-raciais, desigualdade nos resultados e as experiências regionais compartilhadas pelos estados são extremamente necessárias para que possamos avançar cada vez mais nas metas de alfabetização e no sucesso da aprendizagem no Tocantins”, comentou.

Sâmia também enfatizou que o Governo do Tocantins tem alcançado êxito nas ações do Alfabetiza Mais Tocantins, por meio das Parcerias pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc). “Essa parceria visa fortalecer a colaboração e melhorar os resultados de alfabetização no nosso estado. A Associação Bem Comum traz uma valiosa experiência, refletindo os excelentes resultados obtidos pelo Ceará, o que nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Os resultados recentes do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto), para os estudantes do 2º ano, indicam nosso progresso”, afirmou.

Mais de 56 mil crianças alfabetizadas

O Alfabetiza Mais Tocantins tem o desafio de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do 2º ano do ensino fundamental, unindo esforços entre os governos federal, estadual e gestores dos 139 municípios. Entre as estratégias previstas estão a oferta de Formação Continuada para os profissionais; a concessão de bolsas para articuladores e formadores; e a entrega de material estruturado para professores e estudantes, além de premiação para boas práticas.

Estão sendo investidos R$ 8 milhões para atender mais de 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1º e do 2º ano do ensino fundamental e 1.300 professores do 5º ano do ensino fundamental. Na educação infantil/pré-escola, estão sendo beneficiadas 22 mil crianças e cerca de 2,3 mil professores.

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