O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), e a Energisa firmaram, na manhã dessa quarta-feira, 23, um Acordo de Cooperação Técnica que visa ampliar o atendimento doPrograma Luz para Todos, e garantir energia elétrica às famílias da zona rural que fazem parte de programas de políticas públicas estaduais.
O acordo que foi assinado na sede do Ruraltins, em Palmas, é parte de uma iniciativa alinhada com o Decreto nº 11628, do Governo Federal, que busca promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos tocantinenses.
O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, reforçou a importância desse convênio para o desenvolvimento rural no estado. “Essa parceria é fundamental para o avanço das nossas ações no campo. O Luz para Todos é mais do que levar eletricidade, é promover dignidade e inclusão social para as famílias que vivem nas áreas rurais do Tocantins. Estamos trabalhando para garantir que essas famílias tenham o conforto e a infraestrutura necessária para permanecerem no campo e desenvolverem suas atividades com mais qualidade de vida”,declarou o gestor.
O diretor de relações institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Moreira, também destacou a relevância da parceria. “Ficamos muito felizes com essa colaboração com o Ruraltins, pois, assim, conseguiremos dobrar a quantidade de atendimentos previstos, trazendo mais conforto e qualidade de vida aos tocantinenses, além de inclusão social”, afirmou.
A assinatura do acordo representa um passo importante para universalizar o acesso à energia elétrica nas zonas rurais do Tocantins, e proporcionar não apenas o benefício da eletricidade, mas também promover o desenvolvimento econômico e a permanência das famílias no campo.
Impacto e inclusão social
Com o apoio de recursos federais e articulações do Governo do Tocantins, a meta é atender milhares de famílias rurais que enfrentam dificuldades no acesso à eletricidade. Um dos desafios destacados foi o êxodo rural, onde jovens abandonam suas propriedades devido à falta de infraestrutura básica. Agora, com o acesso à energia elétrica, muitos poderão permanecer e prosperar em suas terras, proporcionando também oportunidades para o retorno de famílias que já haviam migrado para áreas urbanas.
Um exemplo dessa transformação foi observado na comunidade de Calunga, onde, após a chegada da energia elétrica, o número de famílias aumentou significativamente. Segundo relatos, muitos que haviam deixado a zona rural retornaram após a implantação doPrograma Luz para Todos, movidos pela melhoria nas condições de vida proporcionadas pela energia elétrica e, em alguns casos, pelo acesso à internet, facilitando a constância dos jovens nas áreas rurais.
Próximos passos e expansão
O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, ressaltou que além da assinatura deste acordo, a expectativa é que o programa seja expandido em breve, com mais convênios sendo destravados, incluindo recursos adicionais. Com a aprovação dos convênios, será possível dar continuidade ao processo de universalização da energia no campo. “Essa parceria entre o Governo do Tocantins, o Governo Federal e a Energisa, que também teve o apoio do deputado federal Vicentinho Junior e da senadora Dorinha Seabra, tem o potencial de transformar a realidade das famílias rurais do estado, e trazer não apenas o conforto da eletricidade, mas também o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, os efeitos indiretos da inclusão social e a permanência das famílias no campo são fatores fundamentais para o crescimento sustentável do Tocantins”, enfatizou.
Conclusão
A assinatura do acordo entre o Ruraltins e a Energisa representa um marco no desenvolvimento rural do Tocantins, e contribui diretamente para a universalização do acesso à energia elétrica no estado. Com essa ação, o Governo do Tocantins reforça seu compromisso com as políticas públicas que promovem a inclusão social e o bem-estar das famílias que vivem no campo, e assim garantir mais qualidade de vida e oportunidades para todos.
Estiveram presentes na assinatura do acordo a analista do Programa Luz para Todos, Elaine Miranda; a chefe do jurídico da Energisa Tocantins, Sheila Marielli Morganti Ramos; a diretora de Assistência Técnica Rural (ATER), Alécia Borges; e o representante do Núcleo do Ruraltins, engenheiro agrônomo José Carlos Moraes.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas