Quarta, 06 de Novembro de 2024 12:37
63 99241-8076
Geral Gurupi - TO

CCZ promove castração de gatos e realiza distribuição de coleiras repelentes no setor Campo Bello neste sábado

As coleiras serão distribuídas apenas para os setores Campo Bello, Morada Verde e Parque das Acácias, bairros contemplados pelo Ministério da Saúd...

25/10/2024 16h05
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

As coleiras serão distribuídas apenas para os setores Campo Bello, Morada Verde e Parque das Acácias, bairros contemplados pelo Ministério da Saúde, por apresentarem maior índice de animais contaminados.

Por Josy Rodrigues Donato – Ascom Saúde Gurupi

Fotos: arquivo Secom

Visando o controle populacional dos felinos e a prevenção do calazar canino, a Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará neste sábado, 26 de outubro, das 8h às 16h, uma ação com o Castramóvel no Setor Campo Bello. A atividade ocorrerá no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Oneide de Sousa Coelho e oferecerá serviços de castração gratuita de gatos e distribuição de coleiras repelentes para cães, voltadas para a prevenção do calazar canino.

Para a castração, os gatos devem estar em jejum de 8 a 12 horas antes da castração. JÁ a distribuição das coleiras será direcionada exclusivamente aos setores Campo Belo, Morada Verde, Parque das Acácias e regiões próximas, contemplados pelo Ministério da Saúde (MS) por terem maior incidência de contaminação animal. Para o recebimento das coleiras, é obrigatório apresentar comprovante de endereço.

O coordenador do CCZ, Adriano Ramalho, convida a população a participar e explica que a distribuição das coleiras nos bairros selecionados é uma medida de prevenção determinada pelo MS focada nas áreas com maior necessidade de combate ao calazar. “Essas regiões foram priorizadas por ter um maior índice de animais contaminados. Nossa ação tem o objetivo de proteger os animais e, consequentemente, a população, e o encoleiramento é uma das ações mais eficazes no combate ao vetor da leishmaniose” destacou o coordenador.

Vale ressaltar que no primeiro ciclo do programa, foram distribuídas coleiras repelentes para 2.875 cães. No segundo ciclo, esse número subiu para 3.030, e neste terceiro ciclo, a expectativa é alcançar a marca de 3.550 cães encoleirados nos setores já contemplados e cadastrados junto ao Ministério da Saúde. Com essa ação, a Prefeitura reforça seu compromisso em intensificar a proteção e prevenção de zoonoses na cidade.

Durante a ação da unidade no setor também será realizado agendamento para castração cães.

Serviço:

  • Data:26 de outubro (sábado)
  • Horário:das 8h às 16h
  • Local:CEMEI Oneide de Sousa Coelho, Setor Campo Belo
  • Serviços:Castração gratuita de gatos e distribuição de coleiras repelentes para cães
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias