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Mais de 19 mil beneficiários do Igeprev devem realizar a Prova de Vida 2024

Aposentados e pensionistas têm que ficar atentos, para os dispositivos Android com versões anteriores a 2020; devido às atualizações no Aplicativo ...

30/10/2024 10h20
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Beneficiários devem estar atentos aos prazos, pois na ausência da realização da Prova de Vida, o pagamento será suspenso - Foto: Morgana Taíse/Governo do Tocantins
Beneficiários devem estar atentos aos prazos, pois na ausência da realização da Prova de Vida, o pagamento será suspenso - Foto: Morgana Taíse/Governo do Tocantins

Mais de 19 mil beneficiários do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO) devem realizar a Prova de Vida 2024. O processo de atualização cadastral é para todos os aposentados e pensionistas, de caráter obrigatório, é feito de maneira remota, exclusivamente pelo aplicativo Meu RPPS, até o dia 31 de dezembro.

Realizado anualmente, a Prova de Vida ocorre com a finalidade de dar continuidade ao recebimento dos proventos, além de evitar fraudes e pagamentos indevidos. Servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), envolvendo os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, e também Ministério Público (MPTO), Tribunal de Contas (TCE/TO), Defensoria Pública (DPE/TO), bem como os Militares Reformados ou da Reserva Remunerada, e pensionistas, vinculados ao Sistema de Proteção Social (SPSM), devem realizar a Prova de Vida.

Por ser de forma digital, para realização do procedimento, não é necessário comparecer na sede do Instituto em Palmas, ou nas Unidades do Pronto, em Araguaína ou Gurupi. Após a realização da Prova de Vida, pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel, é feita a análise, bem como a checagem de documentos e reconhecimento facial dos beneficiários. Após cinco dias úteis, a validação do procedimento estará disponível para consulta dentro do próprio App Meu RPPS.

“Vale salientar que na ausência da realização da Prova de Vida, o pagamento será suspenso. É fundamental, que os beneficiários estejam atentos aos prazos e todas as informações disponíveis no site do Igeprev ou no aplicativo Meu RPPS, para a realização da Prova de Vida”, alerta o presidente do igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Beneficiários com impossibilidade médica

Os beneficiários com impossibilidade médica, serão exigidos os seguintes documentos: Declaração específica em papel timbrado da rede pública ou privada, com identificação do médico através de carimbo com o número do CRM, atestando a impossibilidade de realização pessoal da Prova de Vida; Documento de identificação do beneficiário; E o documento de identificação do declarante. O representante do beneficiário, deverá protocolar, na sede do Igeprev-TO, ou em uma das Unidades do Pronto em Araguaína e Gurupi, ou ainda através do WhatsApp (63) 99225-9117.

Beneficiários que cumprem reclusão penal

Para os beneficiários que cumprem reclusão penal, é necessária a apresentação de: Atestado de permanência carcerária ou declaração de cárcere, a ser validado pelo diretor da unidade penal, onde o custodiado encontra-se recolhido, identificando local e data; Documento de identificação do beneficiário; e o documento de identificação do declarante.

O representante do beneficiário, deverá protocolar, na sede do Igeprev-TO, ou em uma das Unidades do Pronto em Araguaína e Gurupi, ou ainda através do WhatsApp (63) 99225-9117, os documentos dispostos nos incisos I e II, do §1° do art. 8°, referendados na Portaria N° 1.759, de 07 de outubro de 2024, acompanhados de cópia do documento de identificação com foto, do beneficiário e do representante.

Beneficiários que moram no exterior

Já para os beneficiários que moram no exterior, é importante que fiquem atentos aos prazos, para a realização do procedimento da Prova de Vida. Apenas para esses beneficiários que moram fora do país, é necessário entrar em contato com o Igeprev, em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8 às 13 horas, horário de Brasília.

Passo a Passo

Depois de baixar o App, o segurado ou beneficiário deve selecionar o Estado do Tocantins, em seguida, a cidade de Palmas. Logo após, selecionar o Igeprev-TO, independente da localização atual do beneficiário.

Após entrar no aplicativo, basta clicar na opção:Prova de Vida, entrar no campoTipo de Documentoe anexar foto frente e verso do documento de identificação do beneficiário. Após concluir essa etapa, basta apertar no botãoAvançar.

Concluída essa etapa de documentos, o beneficiário passa para biometria facial, onde será solicitado dentro do próprio aplicativo, o acesso à câmera para que possa ser capturada uma foto do rosto do beneficiário sem acessórios. É importante que o local tenha boa luminosidade.

Por último, deverá ser preenchido o campotelefone, onde o beneficiário deverá preencher corretamente com o número do seu telefone. Em seguida, é só esperar a mensagem de confirmação da realização da Prova de Vida. Caso não seja validada, o beneficiário poderá consultar o que ficou pendente e refazer todo o processo no Aplicativo Meu RPPS.

Dispositivos móveis incompatíveis com o Aplicativo Meu RPPS:

A Prova de Vida é realizada exclusivamente de forma digital pelo App Meu RPPS, que pode ser baixado na loja virtual de qualquer dispositivo móvel, seja ele Android ou IOS.

Mas atenção, porque alguns modelos de dispositivos móveis Android com versões anteriores a 2020, apresentam incompatibilidade tecnológica com o sistema, devido às atualizações contínuas e necessárias no Aplicativo Meu RPPS.

Lista dos 15 dispositivos que terão possíveis problemas de compatibilidade, devido às versões mais antigas do sistema Android:

Samsung Galaxy A7 (2018) (Android 9.0); Samsung Galaxy J6 (Android 9.0); Samsung Galaxy J5 Prime (Android 8.1); Samsung Galaxy A8 Star (Android 9.0); Motorola Moto G5S Plus (Android 9.0); Motorola Moto G5S (Android 8.1); Motorola Moto E5 Play (Android 8.1); Motorola Moto Z3 Play (Android 9.0); LG K10 (2018) (Android 8.1); LG G6 (Android 9.0); Xiaomi Mi A2 (Android 9.0); Xiaomi Redmi Note 5 (Android 9.0); Asus ZenFone 4 Max (Android 8.1); Asus ZenFone 4 (Android 9.0); Huawei Y7 Pro (2018) (Android 8.1); Entre outros modelos Android com versões anteriores a 2020, não listados.

Dúvidas e informações:

Em caso de dúvidas basta entrar em contato no Atendimento Remoto: WhatsApp (63) 99225-9117 ou 0800 647-0747.


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