Promover capacitação a fim de garantir qualidade e desenvolvimento na educação municipal. Foi por meio disso que a Prefeitura de Monte do Carmo realizou, entre os dias 14 e 18 de março, uma formação para cerca de 300 profissionais da rede municipal de educação. O treinamento “SERVIR”, foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e ministrado pelo gestor público, com especialização em liderança e mestrando em gestão comportamental do serviço público, Felipe Rivello, que por meio de exercícios de autoavaliação, atividades complementares, estudos de caso, dinâmicas em grupo, reflexões e dicas práticas para aplicação imediata no setor público, buscou fortalecer e garantir o desenvolvimento e a melhoria do serviço prestado à comunidade local diariamente, sobretudo, dentro das unidades escolares.
Durante o treinamento, a secretária municipal da Educação de Monte do Carmo, Neumara Rute, enfatizou, por meio de dados comprovados, a importância de treinamentos voltados à inteligência emocional. “Segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard, Fundação Carnegie e o Centro de Pesquisa Stanford, aproximadamente 85% do sucesso profissional está ligado a habilidades comportamentais. O jornalista científico dos Estados Unidos, Daniel Goleman também apontou que 80% da falha de desempenho dos profissionais vem da inteligência emocional. Isso nos ajuda a entender por que mais de 80% dos desafios no setor público não são técnicos, mas sim comportamentais. Comunicação falha, conflitos, falta de empatia, resistência à mudança, entre outros”.
A secretária explicou ainda sobre os resultados dentro do município. “Há muitos anos a educação não fazia esses treinamentos fundamentais para o desenvolvimento educacional, trazendo resultados significativos e impactando diretamente no ensino dos alunos de Monte do Carmo. Só temos a agradecer à atual gestão por esse presente em forma de conhecimento”, finalizou.
Elizeu Oliveira, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins, citou sobre o evento e pontuou sobre a necessidade de investir em capacitação para os servidores. “O déficit de treinamentos é tão grande que, mesmo que os gestores invistam bastante agora, ainda será pouco diante da necessidade. São os servidores que atendem a população e mantêm todos os serviços funcionando. Preparar melhor esses profissionais significa melhorar diretamente a qualidade do serviço prestado ao cidadão. Além disso, muitas vezes, as capacitações ajudam o servidor a crescer na carreira. Por isso, gestores públicos que entendem essa importância e priorizam esse tipo de investimento demonstram visão e compromisso com a melhoria da gestão”, disse o presidente.
Para a servidora da Educação, Thays Lorrany, o curso trouxe uma nova perspectiva sobre a importância da inteligência emocional no dia a dia. "Foi a primeira vez que participei de algo assim, e a inteligência emocional foi o que mais me atraiu. Esse treinamento me ajudou a entender a importância de lidar com as pessoas e com as emoções no meu trabalho diário. Vou levar esse aprendizado para a minha vida", destacou.
Mín. 24° Máx. 37°
Mín. 26° Máx. 38°
Tempo limpoMín. 26° Máx. 39°
Parcialmente nublado