O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou, nesta sexta-feira, 26, a moldagem para confecção das próteses dentárias parciais removíveis, visando atender 60 pacientes. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), tem como objetivo principal oferecer acesso à saúde bucal de qualidade para a população.
O aposentado Gilvaldo Alves da Silva, 67 anos, foi um dos beneficiados pelo atendimento. Para ele, a prótese trará mais qualidade de vida, facilitando a alimentação, a comunicação e melhorando sua autoestima. "É um tratamento gratuito que ajuda muito a todos nós. Estou muito feliz com essa oportunidade", afirma Silva.
A moradora do setor Santa Bárbara Marina Vieira da Cunha, 59 anos, já havia feito a parte superior da prótese e aproveitou para agendar a confecção da parte inferior. Ela se diz satisfeita com o atendimento no CEO, destacando a atenção e o acolhimento dos profissionais. "Os dentistas são ótimos comigo, todos eles. É uma equipe que te trata com muito carinho e respeito. Gosto muito de ser atendida por eles", elogia.
Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da Semus, Christine Mourão, o atendimento é mais uma ação da Prefeitura Municipal para garantir o acesso universal à saúde bucal. “No ano de 2023 foram confeccionadas 550 próteses totais e 304 parciais removíveis, totalizando uma entrega de 854 próteses totais e parciais”.
Cristine pontuou algumas das melhorias realizadas depois que um paciente realiza o uso da prótese dentária, como, por exemplo, a prótese atua para repor os dentes perdidos, permitindo uma mastigação mais eficiente e completa, o que contribui para uma alimentação mais saudável e nutritiva. A falta de dentes pode afetar a fala, causando dificuldades na pronúncia de algumas palavras. A prótese dentária ajuda a articular os sons de forma mais precisa, facilitando a comunicação e a interação social, entre outras.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva