Sábado, 16 de Novembro de 2024 08:26
63 99241-8076
Geral Tocantins

Governo do Tocantins oficializa Sistema de Avaliação da Educação Básica para melhorias contínuas na qualidade no ensino

Sistema visa qualidade e equidade na educação, buscando aprimorar o ensino no estado

17/05/2024 12h01
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Avaliação é realizada anualmente e abrange áreas-chave como Língua Portuguesa e Matemática para alunos dos segundos e quintos anos do ensino fundamental - Foto: Seduc/Governo do Tocantins
Avaliação é realizada anualmente e abrange áreas-chave como Língua Portuguesa e Matemática para alunos dos segundos e quintos anos do ensino fundamental - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins avançou na busca pela melhoria contínua da educação, com a oficialização do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Tocantins (Saeto). O Sistema de Avaliação, estabelecido conforme Lei nº 4.395, foi publicado no Diário Oficial do Estado nº 6568.

Sob coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o sistema tem como finalidade constituir indicadores e diagnósticos que subsidiem a implementação de políticas públicas nas redes estadual e municipais de ensino do Tocantins. A Seduc divulgará anualmente, por meio de portaria, as orientações para a aplicação do Saeto.

O secretário da Pasta, Fábio Vaz, destacou que essa formalização é um passo significativo rumo à melhoria contínua da Educação em todo Estado. "O Sistema já funciona de forma eficiente e eficaz, fornecendo indicadores que subsidiam o trabalho das equipes escolares para o desenvolvimento e execução de ações pedagógicas que possam aprimorar o ensino público no território do Tocantins".

Sistema

Entre os objetivos específicos do Saeto estão a avaliação da qualidade, equidade e eficiência da educação através dos Índices de Desempenho Escolar do Estado do Tocantins (Ideto), de forma participativa, estimulando esforços coletivos em prol de uma educação.

Além disso, o Sistema visa a devolutiva dos resultados para cada unidade escolar, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura avaliativa e fomentar a democratização da gestão do ensino público, em conformidade com as metas dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação.

A avaliação é realizada anualmente e abrange áreas-chave como Língua Portuguesa e Matemática para alunos dos segundos e quintos anos do ensino fundamental. Os resultados obtidos têm relevância na composição dos indicadores para distribuição do ICMS Educacional nas redes municipais de ensino.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias