Quinta, 07 de Novembro de 2024 10:08
63 99241-8076
Cidades Palmas - TO

Profuncionário 2024 promove aulas presencias sobre Infraestrutura Escolar e Alimentação e Nutrição no Brasil

Programa é voltado para formação de servidores públicos administrativos da Educação

29/04/2024 10h09
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Arquiteta e diretora de obras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Jes-Anny Guimarães, ministra palestra sobre ‘Teorias do Espaço Educativo’ - Fotógrafo:Divulgação
Arquiteta e diretora de obras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Jes-Anny Guimarães, ministra palestra sobre ‘Teorias do Espaço Educativo’ - Fotógrafo:Divulgação

Entender sobre o ambiente físico das escolas pode fazer toda a diferença na execução de tarefas dentro das unidades educacionais. Com esse intuito, equipes do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário) 2024 realizam mais um módulo de aulas presenciais e promovem uma palestra sobre ‘Teorias do Espaço Educativo’, que será ministrada pela arquiteta e diretora de obras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Jes-Anny Guimarães, no próximo sábado 27, a partir das 8h30, na Escola de tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Melo. Na ocasião, também será ofertada uma oficina sobre ‘Alimentação e nutrição no Brasil’, com a nutricionista Caroline Roberta Freitas Pires, professora do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), parceira do programa, criado pelo Governo Federal.

As oficinas serão ministradas para todos os alunos do curso de técnico em Alimentação Escolar. Já a palestra será ministrada para os alunos do curso técnico em Infraestrutura Escolar. De acordo com a coordenadora do Profuncionário, pela Semed Palmas, Janeydes Alves Pereira Gaspar, em cada módulo é convidado um profissional especialista para falar sobre o tema relacionado. Ela destaca que a parceria com a UFT permite que em todas as aulas presenciais venha um professor capacitado, conforme o módulo que está sendo trabalhado com os cursistas.

Janeydes Alves relembra que, até o mês passado, foram trabalhados os módulos pedagógicos, comum para todos os cursistas, independente do curso inscrito. “A parte pedagógica, a partir deste mês, serão separadas conforme cada módulo. Dessa forma, trabalharão assuntos específicos de cada técnica seja em infraestrutura, alimentação escolar, que possui um público diferente, de forma a abranger a todos. Como exemplo podemos citar o módulo de vigia para cursistas da área de infraestrutura e merendeiras para os de alimentação escolar”, esclarece a coordenadora, lembrando que cada turma tem seu tutor.


Programa

O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação voltado para formação de servidores públicos administrativos executado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da parceria entre a Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (Seduc) e a Prefeitura de Palmas. Tem como objetivo a formação em serviço dos profissionais da educação básica que trabalham em escolas e órgãos das redes públicas de ensino.

O curso tem duração de 18 meses, sendo 80% à distância e 20%, presencial, perfazendo uma carga horária de 1.500 horas, divididas em formação pedagógica (480 horas), formação técnica (720 horas) e prática profissional pedagógica (300 horas).


 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias