Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), adotou o regime de tempo integral em mais uma unidade escolar da rede municipal. A Escola Municipal Odair Lúcio começou a operar no novo sistema nesta quarta-feira, 22, para atender às demandas dos pais e melhorar a qualidade educacional dos alunos.
Na última terça-feira, 21, a escola realizou uma reunião com pais e responsáveis pelos alunos para explicar como seria o funcionamento da instituição em tempo integral. O encontro contou com a participação do secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, da diretora Pedagógica e de técnicos da Semeg, que esclareceram dúvidas e forneceram mais detalhes sobre a nova rotina escolar.
Durante a reunião informativa, o Secretário falou da iniciativa como uma resposta direta às demandas da comunidade escolar, e destacou os benefícios do ensino em tempo integral, ressaltando que esta mudança reflete um esforço contínuo da Semeg e da Prefeitura de Gurupi em melhorar a qualidade da educação oferecida no município.
Funcionamento
O horário de funcionamento para os alunos em tempo integral será das 7h às 17h. É crucial que os alunos cheguem pontualmente, pois seguirão uma rotina estruturada, essencial para o bom andamento das atividades diárias. Este novo regime está disponível para as turmas do Maternal I ao quinto ano.
A diretora da Escola, Carla Martins, destacou a importância da implementação do sistema de tempo integral na escola. “O tempo integral veio colaborar significativamente com o aumento do currículo dos alunos, permitindo que trabalhássemos com componentes diversificados que enriquecem a experiência educacional. Esta abordagem contribui para que a permanência dos alunos na escola possibilite um melhor acompanhamento pedagógico e um desenvolvimento mais holístico”, afirmou.
A Diretora acrescentou que haverá momentos específicos dedicados ao acompanhamento pedagógico, uma atividade que, embora não seja uma disciplina formal, será cuidadosamente desenvolvida para garantir o bem-estar e o aprendizado dos alunos. “Estamos empenhados em criar um ambiente onde cada aluno possa prosperar, não apenas academicamente, mas também emocional e socialmente. O tempo integral nos permite oferecer um suporte mais abrangente e personalizado, essencial para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, acrescentou.
Atividades Complementares e Acompanhamento Pedagógico
Para os alunos da segunda fase, que abrangem os anos/séries do 6° ao 8° ano, a escola continua com o horário parcial. Contudo, no contraturno, esses estudantes participam do projeto Estarte, que oferece atividades complementares, como jogos e reforço escolar, promovendo um ambiente educacional mais completo e enriquecedor.
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