Quarta, 06 de Novembro de 2024 16:28
63 99241-8076
Meio Ambiente Tocantins

Governo do Tocantins discute pautas para política ambiental do Estado durante Fórum da Floresta Tropical de Oslo

Discussões foram realizadas também em reuniões bilaterais na conferência global que tem o objetivo de destacar os desafios que necessitam de atençã...

26/06/2024 22h22
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
No evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (à direita), Marcello Lelis, discutiu a implantação da rastreabilidade na agropecuária - Foto: Divulgação
No evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (à direita), Marcello Lelis, discutiu a implantação da rastreabilidade na agropecuária - Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, representado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e equipe técnica do Estado, cumpriu nesta quarta-feira, 26, uma extensa agenda bilateral na Noruega, durante participação no Fórum da Floresta Tropical de Oslo (OTFF). Além do secretário, a equipe técnica é compostapela superintendente de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marli Santos; e a deputada Claudia Lelis, representando o parlamento estadual.

A agenda iniciou com a diretora-executiva do Padrão da Arquitetura para Transações de REDD+ (Art Trees), Mary Grady, ocasião em que foi discutida a submissão do Projeto REDD+ Jurisdicional do Tocantins a este padrão de excelência. Arquitetura para Transações de REDD+ é um programa global independente voluntário, que se encarrega de criar e implementar procedimentos padronizados para creditar reduções e remoções de emissões provenientes de iniciativas REDD+ nacionais e subnacionais significativas.

“OTocantins caminha para ser o primeiro estado do planeta a submeter um projeto de REDD+ Jurisdicional ao padrãoArt Treese ficou muito claro o interesse deles em receber este nosso pedido”, pontuou o secretário Marcello Lelis.

Além de participar das atividades e discussões do Fórum, a equipe técnica do Tocantins ainda se reuniu com o diretor do departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Raoni Guerra Lucas Rajão, para discutir a implantação da rastreabilidade na agropecuária tocantinense. As discussões foram acompanhadas pela presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal e secretária de Meio Ambiente e Povos Indígenas do Acre, Julie Messias.

O secretário Marcello Lelis também dialogou com a presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal sobre as pautas a serem tratadas no próximo encontro, que será realizado no Acre. “Definimos que iremos realizar reuniões integradas entre as pastas de Meio Ambiente e da Agricultura para que as pautas comuns às duas áreas sejam levadas a este encontro do Acre, como a rastreabilidade e o CAR [Cadastro Ambiental Rural]”, finalizou.

Fórum OTFF

O Fórum da Floresta Tropical de Oslo (OTFF) é uma conferência global que tem o objetivo de mostrar resultados que podem inspirar ações em outros ecossistemas e destacar os desafios que necessitam de atenção da comunidade global. O Fórum, que encerrou nesta quarta-feira, 25, é organizado pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias