Quarta, 06 de Novembro de 2024 16:43
63 99241-8076
Meio Ambiente Tocantins

Governo do Tocantins discute pautas para política ambiental do Estado em conferência global

Discussões foram realizadas também em reuniões bilaterais no evento, que tem o objetivo de destacar os desafios que necessitam de atenção da comuni...

26/06/2024 22h22
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
No evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (à direita), Marcello Lelis, discutiu a implantação da rastreabilidade na agropecuária - Foto: Divulgação
No evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (à direita), Marcello Lelis, discutiu a implantação da rastreabilidade na agropecuária - Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, representado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e equipe técnica do Estado, cumpriu nesta quarta-feira, 26, uma extensa agenda bilateral na Noruega, durante participação no Fórum da Floresta Tropical de Oslo (OTFF). Além do secretário, a equipe técnica é compostapela superintendente de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marli Santos; e a deputada Claudia Lelis, representando o parlamento estadual.

A agenda iniciou com a diretora-executiva do Padrão da Arquitetura para Transações de REDD+ (Art Trees), Mary Grady, ocasião em que foi discutida a submissão do Projeto REDD+ Jurisdicional do Tocantins a este padrão de excelência. Arquitetura para Transações de REDD+ é um programa global independente voluntário, que se encarrega de criar e implementar procedimentos padronizados para creditar reduções e remoções de emissões provenientes de iniciativas REDD+ nacionais e subnacionais significativas.

“OTocantins caminha para ser o primeiro estado do planeta a submeter um projeto de REDD+ Jurisdicional ao padrãoArt Treese ficou muito claro o interesse deles em receber este nosso pedido”, pontuou o secretário Marcello Lelis.

Além de participar das atividades e discussões do Fórum, a equipe técnica do Tocantins ainda se reuniu com o diretor do departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Raoni Guerra Lucas Rajão, para discutir a implantação da rastreabilidade na agropecuária tocantinense. As discussões foram acompanhadas pela presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal e secretária de Meio Ambiente e Povos Indígenas do Acre, Julie Messias.

O secretário Marcello Lelis também dialogou com a presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal sobre as pautas a serem tratadas no próximo encontro, que será realizado no Acre. “Definimos que iremos realizar reuniões integradas entre as pastas de Meio Ambiente e da Agricultura para que as pautas comuns às duas áreas sejam levadas a este encontro do Acre, como a rastreabilidade e o CAR [Cadastro Ambiental Rural]”, finalizou.

Fórum OTFF

O Fórum da Floresta Tropical de Oslo (OTFF) é uma conferência global que tem o objetivo de mostrar resultados que podem inspirar ações em outros ecossistemas e destacar os desafios que necessitam de atenção da comunidade global. O Fórum, que encerrou nesta quarta-feira, 25, é organizado pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias