Quarta, 06 de Novembro de 2024 18:37
63 99241-8076
Saúde Tocantins

Saúde realiza consulta pública sobre Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade

Ação inicia nesta sexta-feira, 2, e segue até dia 12 de agosto; formulário está disponível no site oficial da SES

01/08/2024 12h20
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Ação inicia nesta sexta-feira, 2, e segue até dia 12 de agosto - Foto: SES/Governo do Tocantins
Ação inicia nesta sexta-feira, 2, e segue até dia 12 de agosto - Foto: SES/Governo do Tocantins

Para colher contribuições da sociedade sobre a Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no Estado do Tocantins (LCSO), desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a Pasta realiza a partir desta sexta-feira, 2, até o próximo dia 12 de agosto, uma consulta pública sobre a temática.

A consulta pública é coordenada pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) e os interessados em fazer sugestões devem preencher o formulário disponível nolink.

Segundo o superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Robson José da Silva, a consulta pública realizada pela Secretaria de Estado da Saúde é necessária, pois torna a participação e o controle social mais efetivo. "Com o olhar da sociedade, dos trabalhadores da saúde, de especialistas da área contribuindo neste processo, nós fortalecemos não somente o SUS, mas a atenção à saúde acometida por obesidade e agravos como sobrepeso”.

Linha de Cuidado

A equipe da SES-TO elaborou a Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no Estado do Tocantins (LCSO), documento que estabelece formas de organização da atenção e dos serviços de saúde. O objetivo do LCSO é estimular, com as equipes da Redes de Atenção à Saúde (RAS), o desenvolvimento de ações visando à redução do excesso de peso, à melhoria das condições de saúde, ao manejo dos fatores de risco associados e à prevenção de complicações, promovendo qualidade de vida.

Dados de obesidade

De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) no Brasil, em 2023, mais da metade da população adulta apresentava excesso de peso, 66,52%, sendo que 33,25% possui algum grau de obesidade. No Tocantins, em 2023, 63,38% da população adulta teve excesso de peso, sendo que 28,37% possuiu algum grau de obesidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias