O Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) realizou uma capacitação voltada para a atuação em fisioterapia respiratória pediátrica e neonatal, com foco no uso de recursos manuais e instrumentos especializados. A ação ocorreu no sábado, 28 e teve a parceria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região (CREFITO), do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do estado do Tocantins (SINFITO) e da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR).
A capacitação foi conduzida pela Dra. Daniela Maciel, integrante do núcleo da ASSOBRAFIR, e pelo Dr. Sandro Adrian, vice-presidente do CREFITO e do SINFITO. "Foi um importante momento para compartilhar conhecimento com a equipe de fisioterapeutas da unidade. O manejo adequado dos recursos manuais e dos instrumentos de ventilação em pacientes tão delicados quanto os neonatos pode fazer toda a diferença na recuperação deles, principalmente em casos de complicações respiratórias", afirmou Daniela Maciel.
Durante a capacitação, os fisioterapeutas da unidade tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em técnicas essenciais para o cuidado respiratório de pacientes pediátricos e neonatais, área que exige precisão e cuidado especializado. A capacitação abordou desde o uso de manobras manuais, fundamentais para a mobilização de secreções, até o manejo de ventilação mecânica e dispositivos não invasivos, como o CPAP, que auxiliam na respiração de recém-nascidos em estado crítico.
A coordenadora da fisioterapia do HRPT, Giziane Martins, destacou a relevância do evento. "Agradecemos à equipe do CREFITO e SINFITO por proporcionar esse rico aprendizado. Sabemos que a qualificação contínua faz parte de um melhor atendimento no Sistema Único de Saúde, garantindo que possamos oferecer sempre o melhor aos nossos pacientes."
Segundo o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, "capacitar nossos profissionais é um investimento na qualidade do atendimento que oferecemos. Eventos como esse reforçam o compromisso do hospital com o aprimoramento contínuo das práticas de saúde, principalmente em áreas críticas como a pediatria e a neonatologia".
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas