Quarta, 06 de Novembro de 2024 18:27
63 99241-8076
Cidades Palmas - TO

UVCZ promove testagem para calazar e encoleiramento no setor Bela Vista e Santa Fé no próximo sábado, 22

Apenas cães de moradores das regiões Santa Fé I, II, III e IV, Setor Sul, Bela Vista e Taquaralto serão atendidos

19/06/2024 16h42
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Ao todo, 4.630 animais já foram beneficiados pela UVCZ com testagem para calazar e distribuição de coleiras repelentes em toda a Capital - Fotógrafo:Juliana Carneiro/Secom Palmas
Ao todo, 4.630 animais já foram beneficiados pela UVCZ com testagem para calazar e distribuição de coleiras repelentes em toda a Capital - Fotógrafo:Juliana Carneiro/Secom Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Unidade de Vigilância de Controle de Zoonoses (UVCZ), realizará no próximo sábado, 22, das 8 às 17 horas, uma ação de testagem rápida para leishmaniose visceral canina (calazar) e distribuição de coleiras repelentes para prevenção da doença nos setores Santa Fé e Bela Vista, na região Sul. A atividade ocorrerá na Escola Municipal Sávia Fernandes, localizada no setor Bela Vista, e na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Fé, localizada no Santa Fé II. Nesta etapa, apenas os moradores das regiões Santa Fé I, Santa Fé II, Santa Fé III, Santa Fé IV, Setor Sul, Bela Vista e Taquaralto poderão participar. 

Ao todo, 4.630 animais já foram beneficiados pela UVCZ com testagem para calazar e distribuição de coleiras repelentes em toda a Capital. As ações são realizadas pelos agentes de combate a endemias (ACE) que fazem a procura pelos domicílios fechados. Além disso, atividades educativas estão sendo promovidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nas escolas das regiões.

A Semus ressalta que as coleiras são impregnadas com deltametrina 4% e devem ser colocadas apenas em cães acima de 3 meses de idade, sendo trocadas a cada seis meses. Os tutores devem garantir que as coleiras permaneçam nos animais até a próxima troca. A redução na prevalência da doença é observada após dois anos de uso contínuo da estratégia (quatro ciclos de troca de coleiras).

Para que o animal receba a coleira, os tutores devem apresentar um comprovante de endereço atualizado, comprovando residência em uma das sete regiões selecionadas para a ação, sendo Santa Fé I, Santa Fé II, Santa Fé III, Santa Fé IV, Setor Sul, Bela Vista e Taquaralto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias