O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nessa quarta-feira, 11, a final estadual dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) 2024. A 10ª edição do evento destinado aos estudantes com deficiência reuniu mais de 150 pessoas, entre equipe técnica e atletas de 11 a 17 anos, revelando talentos e promovendo a inclusão por meio do esporte.
O diretor de Lazer, Cultura e Desporto Escolar da Seduc, Tiago Evangelista, destacou que a superação por meio dos esportes é a marca Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins 2024. "O objetivo do Governo do Tocantins é disseminar a importância da prática esportiva entre os estudantes e suas famílias, demonstrando, na prática, o quanto o paradesporto favorece o desenvolvimento em todas as áreas da vida das pessoas com deficiência. Os Parajets são resultado do trabalho que é realizado ao longo do ano pelos nossos professores nas escolas estaduais. Todo esse empenho tem revelado grandes talentos, demonstrado o potencial dos paratletas tocantinenses", enfatizou.
Competições
Estudantes de todas as regiões do Estado, de escolas estaduais, municipais e particulares competiram nas modalidades de tênis de mesa e atletismo (corrida de 80 a 400 m, arremesso de peso, arremesso de pelota, lançamento de disco, lançamento de dardo e salto em distância).
Um dos campeões dos Parajets 2024 é Breno Campelo Glória, de 14 anos, aluno da Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema. Ele conquistou o primeiro lugar no arremesso de peso e no salto em distância, classe T 20. "Esse é meu segundo ano. É bom vencer mais uma vez. Estou feliz em praticar esse esporte porque melhora a minha vida e a minha saúde", relatou.
Participando a três anos dos Parajets, Vitória Castro Costa, de 13 anos, estudante da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins, foi vitoriosa nas três provas que disputou na classe T 20: arremesso de peso, salto em distância e corrida de 80 m. "Sou muito grata por ter conhecido o atletismo. Antes eu era muito agitada, não me socializava muito. O esporte mudou a minha vida. Estou muito feliz por participar mais uma vez dos Parajets", contou.
A estreante Vitória Carvalho, da Escola Estadual Eurico Mota, de Xambioá, revelou a emoção de conquistar três ouros na classe F 44. "Competi no peso, dardo e disco e ganhei todas. Estou feliz demais. Eu não imaginava que participar dos Parajets era tão legal. Ver tantas pessoas com deficiência se superando é muito empolgante e inspirador", enfatizou.
Paralimpíadas nacionais
Os campeões dos Parajets representarão o Tocantins na competição nacional, as Paralimpíadas Escolares 2024. O evento paradesportivo ocorre em São Paulo (SP), de 25 a 30 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
Além do atletismo e tênis de mesa, o Tocantins também terá representantes nas modalidades de natação, bocha e badminton, com atletas masculino e feminino. Na edição de 2023 das Paralimpíadas, os estudantes do Tocantins conquistaram 75 medalhas e quebraram seis recordes estudantis nacionais.
"A cada ano vemos a evolução dos paratletas tocantinenses nos Parajets, e a cada edição os resultados têm sido melhores nas competições nacionais, inclusive com atletas convocados para representar o Brasil em competições internacionais", enfatizou a técnica de Desporto Escolar da Seduc, Luciana Monteiro.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva