Com o intuito de proteger os recursos pesqueiros do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, a equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou nessa segunda-feira, 16, aOperação Guardiões do Lago. A ação, que abrangeu os municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado, Palmas, Tocantínia e Miracema, resultou na apreensão de 950 metros de redes de emalhar.
Em outra frente de trabalho, os fiscais ambientais realizaram aOperação Malha Finanos rios Tocantins e Araguaia, região norte do Estado. Durante a operação, a equipe de fiscalização apreendeu 6.300 metros de redes de emalhar, um espinhel, cinco tarrafas e 50 boias. As ações ocorreram nos municípios de São Sebastião do Tocantins, Buriti do Tocantins, Sampaio, Araguatins e Esperantina.
Os trabalhos tiveram início na última terça-feira, 10, com o objetivo de combater a pesca predatória, o transporte irregular de pescado e o tráfico de animais silvestres. Além disso, a operação buscou conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos e da promoção de práticas pesqueiras sustentáveis. “A conscientização da comunidade é fundamental para garantir o uso responsável dos recursos naturais, preservando a biodiversidade e assegurando que as gerações futuras possam usufruir desses recursos para sua subsistência”, destacou o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto.
Coordenadas pelo fiscal ambiental Jusley Caetano, as ações desenvolvidas ao longo do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, foram fundamentais para reforçar a preservação dos recursos naturais da região. “As atividades de fiscalização ajudam a manter o equilíbrio ecológico dos rios e lagos, coibindo práticas que afetam negativamente a biodiversidade aquática. A conscientização dos ribeirinhos e a participação da sociedade são essenciais para o sucesso dessas operações”, destacou.
A operaçãoGuardiões do Lagoreafirma o compromisso do órgão ambiental com a proteção dos recursos naturais do Tocantins. Para garantir a continuidade dos esforços em benefício da preservação ambiental, a comunidade é incentivada a denunciar atividades ilegais, por meio dos seguintes canais de denúncia do Naturatins: Linha Verde 0800 063 11 55 e Linha Verde Zap (63) 99106-7787. As informações sobre o fato e o denunciante são mantidas em sigilo.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva