Quarta, 06 de Novembro de 2024 16:26
63 99241-8076
Justiça Tocantins

Reeducandos da Unidade Penal de Dianópolis se formam em curso de Hidroponia ofertado pela Unitins e IFTO

10 custodiados da Unidade se qualificaram e já podem realizar cultivos de hortaliças sem o uso do solo, sendo mais uma chance de empregabilidade ao...

29/05/2024 10h00
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Formandos receberam os certificados na segunda-feira, 27, durante cerimônia de entrega - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Formandos receberam os certificados na segunda-feira, 27, durante cerimônia de entrega - Foto: Seciju/Governo do Tocantins


Fortalecendo políticas de reinserção social, profissionalização e convívio, a Unidade Penal Regional de Dianópolis, em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou na segunda-feira, 27, a formatura de 10 custodiados que concluíram o curso de hidroponia. Na qualificação os presos tiveram acesso a importantes conhecimentos que contribuirão com o reingresso ao mercado de trabalho, como o cultivo das plantas sem utilizar o solo para nutri-las. Um exemplo muito comum de adoção desse método é o cultivo da alface.

A qualificação possibilitou ainda remição de pena, sendo um dia a menos a cada 12 horas de curso. A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão “Reintegração e Transformação: uma ação de extensão para redução da reincidência no município de Dianópolis”, do curso de Direito, e está vinculada ao projeto de extensão Núcleo de Soluções Alternativas de Conflitos (Nusac). As aulas foram ministradas pelo professor do IFTO e aluno do curso de Direito, José Alberto.

Para o chefe da Unidade Penal Regional (UPR) de Dianópolis, Tarcísio Alves de Sousa, a ressocialização conta com ações consolidadas. “Os esforços conjuntos nunca foram tão eficientes, pois desta vez, mais 10 reeducandos foram capacitados e formados no curso de hidroponia, e estão habilitados para o mercado de trabalho, e consequentemente, mais preparados ao retorno social.
Acreditamos que o trabalho aliado ao conhecimento são combustíveis vitais para que o reeducando cresça e não mais retorne ao cárcere”.

O sentimento de dever cumprido e de gratidão pelos novos conhecimentos foi expresso pela aluna da Unitins Emanuelle Sousa Regino. “Estou muito feliz, pois encerramos hoje mais uma etapa do nosso projeto de extensão que visa facilitar e incentivar a reinserção social dos apenados. Estamos entregando os certificados do curso profissionalizante de hidroponia, além dos livros para leitura. É uma alegria ver que os alunos se dedicaram e foram muito prestativos durante as aulas”, afirmou.

A formatura ainda contou com a presença da coordenadora do curso de Direito da Unitins, Beatriz Mafra; do aluno voluntário da Unitins e professor do IFTO, José Alberto Ferreira Cardoso; professor-orientador da Unitins, Luciano Pinelli; aluna voluntária da Unitins Bianca Hellem Martins dos Santos; e do policial penal chefe de Segurança da UPR, Cleidson Vogado de Almeida, além dos formandos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias