A edição de 2024 do Projeto Palmas para o Brincar foi encerrada com sucesso na escola do campo Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada na região do Taquaruçu Grande, em Palmas. O Pólo 6 Amigos da Adoleta recebeu os estudantes de outra escola do campo, a ETI Aprígio Thomas, totalizando aproximadamente 180 crianças envolvidas em brincadeiras e atividades especialmente preparadas para celebrar a infância. Este ano, o projeto envolveu 40 unidades educacionais, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas que oferecem a modalidade de Educação Infantil.
A escola anfitriã recepcionou os visitantes com um café da manhã e preparou o espaço com quatro estações visitadas em sequência. No auditório, os professores da ETI Fidêncio botaram a criançada para cantar, pular e brincar muito embalados por uma diversidade de cantigas de roda. Na sala de teatro, a equipe do circo Os Kako entreteu a turminha com muita palhaçada e brincadeiras. Outra estação foi realizada na quadra esportiva, e teve brincadeiras antigas e tradicionais como pião, vai e vem, perna de lata, bolha de sabão e peteca. A quarta estação foi a mais esperada, pois trazia o percurso da trilha. Os pequenos estudantes enfrentaram a cama de gato e desafio da poça de lama, entre outros, seguidos do banho de chuveiro e almoço.
A diretora da unidade, Queli Fiametti, afirmou que o projeto trouxe muita alegria e fortaleceu os vínculos com a infância, tanto dos próprios estudantes como da equipe que organizou tudo com muito carinho. “Conseguimos aproveitar todo o espaço educativo para promover este evento resgatando as brincadeiras tradicionais. Viemos desde o dia 19 de maio trabalhando, brincando, resgatando e vivenciando várias atividades, tendo como ênfase as brincadeiras de roda”, disse. A gestora afirma ainda ter sido uma honra receber a ETI Aprígio Thomas e contribuindo mais uma vez com o Palmas para o Brincar.
A professora Zulene Monteiro da ETI Aprígio Thomas acompanhou seus alunos na visita e se mostrou surpresa com a decoração e a temática especialmente preparada para este dia. Ela afirmou que, ao longo da semana, prepararam o espaço resgatando muitas brincadeiras como bolha de sabão, pula elástico, corre cutia, ovo na colher e que a expectativa para visitar outra unidade era muito grande. “Foi uma excelente oportunidade para estimular atividades que permitam ficar mais longe das telas dos celulares, pois hoje em dia as crianças estão muito voltadas para o universo da televisão, das redes sociais. Nas escolas do campo, sempre procuramos trazer mais brinquedos construtivos, que eles mesmos possam criar, brincar e mostrar e este evento veio ao encontro da nossa proposta”, disse.
A diretora de Educação Infantil da rede, Zilmene Santana, afirmou que o projeto tem crescido muito e destacou o quanto a comunidade tem respondido positivamente a esse estímulo, que é o brincar. Segundo ela, este ano, a participação das famílias quase que dobrou em relação a 2023, principalmente em Taquaralto e no Parque dos Povos Indígenas. “Foram contextos maravilhosos. Esse resgate da infância apresentou possibilidades quase esquecidas pelas crianças, que se sentiram motivadas a experimentar o lado lúdico e prazeroso das brincadeiras nos quintais, parques e espaços livres. Para o ano que vem, acreditamos que será necessário aumentar a proposta para atender a todas as famílias que acreditaram nessa ideia”, finalizou.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva