Quarta, 06 de Novembro de 2024 20:35
63 99241-8076
Saúde Tocantins

SES-TO e municípios pactuam melhorias no fluxo de cuidados à pessoa com deficiência

Com essas mudanças, aprovadas na CIB, o SUS tocantinense ofertará melhor no atendimento ao usuário

21/06/2024 09h06
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
5ª reunião da CIB pactuou aprovação de melhorias no fluxo da saúde tocantinense na rede estadual e municipal - Foto: Karoliny Santiago/Governo do Tocantins
5ª reunião da CIB pactuou aprovação de melhorias no fluxo da saúde tocantinense na rede estadual e municipal - Foto: Karoliny Santiago/Governo do Tocantins

Para continuar atendendo a população tocantinense com uma saúde integrada e de qualidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na quinta-feira, 20, a 5ª reunião Ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-TO). O evento ocorreu na Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (Egefaz) e contou com a participação de representantes da Pasta, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO) e secretários municipais de saúde.

Entre alguns dos destaques nas pautas, esteve à aprovação para a área de abrangência dos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO) de Palmas e Araguaína. “O que procuramos aqui hoje foi pactuar para que os óbitos ocorridos na região norte do estado sejam removidos para o SVO de Araguaína, em funcionamento interrupto, 24 horas por dia, 7 dias da semana. E nós temos hoje um fluxo que consegue remover de forma contínua esses óbitos por causa naturais mal definidos, cumprindo as normas sanitárias e de biossegurança, melhorando assim, o fluxo dos serviços de saúde no Tocantins”, destacou o coordenador Técnico do SVO de Palmas, Arthur Alves Borges de Carvalho.

Outro destaque foi a apresentação realizada pela Rede de Cuidados à Pessoa Com Deficiência da Pasta (SRCPCD) que mostrou a alteração dos Fluxos de Reabilitação nas Regiões de Saúde do Estado do Tocantins. “Nessa quinta-feira, a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência pactuou e aprovou a alteração dos fluxos de reabilitação das regiões de saúde, com habilitação do CER [Centro Especializado em Reabilitação] de Colinas do Tocantins em CER4, que agora esse centro de reabilitação passa a ter também as modalidades de reabilitação física e visual. Outra mudança também foi a região de saúde do Cantão que passou a atender a reabilitação auditiva”, ressaltou a Superintendente da SRCPCD, Thaís Farias.

“Também pactuamos e aprovamos os incentivos financeiros do Ministério da Saúde para habilitação de núcleos especializados em crianças que estão no transtorno espectro autista, que já estavam em atendimentos aqui no Tocantins, o Semam, e a Clínica Mundial Escola Autista em Araguaína, bem como um acréscimo de 20% do custeio do ser que atende TEA [Transtorno do Espectro Autista], que entram o CER de Palmas, o CER de Colinas e o CER de Araguaína, para que possam ter um maior atendimento desse transtorno do espectro autista. Foi aprovado também auxílio de transporte sanitário para os centros especializados em reabilitação”, acrescentou a superintendente.

“Quero deixar todos aqui cientes que a nossa Rede de Cuidados à Pessoa Com Deficiência está continuamente buscando modelos e parcerias com as Apaes [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] para assim conseguirmos criar uma estrutura que faça o acolhimento necessário a essa comunidade, que receberá o tratamento devido dentro do nosso Estado”, relatou o gestor da SES-TO, Carlos Felinto.

A unidade de AVC Tipo II com 10 Leitos Agudos no Hospital Geral de Palmas (HGP) também foi uma das pautas de interesse da Pasta. “A SES-TO, hoje, por meio da gerência de urgência e emergência, dá um grande passo buscando a habilitação de leitos de unidade AVC Tipo II no Hospital Geral de Palmas, onde com a pactuação e a aprovação que foi consentida, temos a condição de pleitear o incentivo financeiro com o Ministério da Saúde de cerca de R$ 2 milhões de reais anualmente, para custear o atendimento de pacientes que são acometidos pelo AVC”, disse a Gerente de Urgência e Emergência da SES-TO, Kamilla Chaves Moura.

Mudanças na rede de saúde municipal

Os presentes aprovaram a homologação da mudança de finalidade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, do município de Crixás do Tocantins, para uma Unidade Básica de Saúde 24 horas, com sala de estabilização, mantendo a condição de atender as urgências da população. “É muito importante para a nossa região essa mudança, porque vamos abranger um fluxo maior que irá ajudar mais a nossa população e também a população vizinha de Aliança e Santa Rita, por exemplo, que agora terá um espaço grande e que abrange para ajudar mais ainda a todos os usuários do Sistema Único de Saúde”, disse a Secretária Municipal de Saúde de Crixás do Tocantins, Luzenira Aires de Santana.

O Protocolo de Desospitalização do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de Araguaína, também foi aprovado. “A finalidade do programa é fazer a desospitalização da equipe que faz parte da equipe hospitalar, tentando e fazendo a busca ativa desses pacientes que estão aptos para receber a aula hospitalar e que pode dar continuidade no seu tratamento no domicílio. Da mesma forma que a gente faz a busca ativa dentro das unidades hospitalares, a gente também pode fazer essa busca ativa dentro das unidades de pronto-atendimento da UPA, levando para casa para não deixar esse paciente seguir para a internação hospitalar”, comentou a coordenadora do SAD de Araguaína, Kamylla Moraes.

Além destas, a atualização da Tabela de Procedimentos com Complementação da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), referente aos exames de radiografia sem laudo e com laudo e o Projeto de implantação de uma USB do Samu 192 no Distrito de Luzimangues em Porto Nacional também foram pactuadas para a continuidade dos serviços de saúde nas regiões solicitadas. “A gente sabe geograficamente, a dificuldade que é esse atendimento, esse socorro do Samu [Serviço Móvel de Urgência] de imediato e com essa pactuação teremos mais uma conquista para a população da nossa região”, relatou a Secretária Municipal de Saúde de Porto Nacional, Cristiane Nunes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias