Quarta, 06 de Novembro de 2024 18:32
63 99241-8076
Cultura Tocantins

Documentário contemplado pelo Governo do Tocantins registra a tradição cultural da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso

“Bolé do Mimoso” terá 25 minutos de duração e abordará festividades tradicionais da comunidade

25/06/2024 14h38
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
As gravações já começaram e o lançamento do documentário está previsto em novembro - Foto: Caio Brettas/Arquivo Pessoal
As gravações já começaram e o lançamento do documentário está previsto em novembro - Foto: Caio Brettas/Arquivo Pessoal

Contemplado no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o documentárioBolé do Mimoso, dirigido por Gustavo João Luiz Neiva, busca registrar, resgatar e preservar a manifestação cultural secular da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, localizada nas matas que envolvem os municípios de Arraias e Paranã. As festividades, são realizadas para agradecer a colheita da mandioca e, em comemoração aos santos que a comunidade tem devoção. A produção, que recentemente entrou em fase de execução, recebeu um recurso de R$ 100 mil, proveniente da Lei Paulo Gustavo (LPG), e contará com 25 minutos de duração, com previsão de lançamento no mês de novembro em exibição gratuita a ser realizada em escola pública.

Por meio de depoimentos espontâneos, o documentário oferece uma janela para a vida e a cultura da comunidade Kalunga, registrando como essas tradições são passadas de geração em geração. O filme trará o perfil da dinâmica e do desenvolvimento de toda a cadeia produtiva envolvida na festividade, como os confeccionadores de pandeiros e/ou mastros, coletores da mandioca, o preparo da viola e da caixa, entre outros. A equipe do projeto acompanhará a organização e a produção da dança por meio de 32 dançarinos, 6 músicos e personalidades da comunidade que contarão sobre a dança e seus encantos.

Com classificação etária para 10 anos de idade, o produtor executivo do projeto, Nival Correia, explica que o filme busca valorizar a cultura local e será destinado a um público diverso. “O documentário é roteirizado para jovens e adultos. Além de registrar essa secular e quase extinta manifestação cultural de dança nesses dois importantes municípios tocantinenses, Arraias e Paranã, nosso objetivo é atrair turistas do mundo todo”, afirma.

Cronograma

Preparação: maio de 2024;
Gravações: junho e julho de 2024;
Edição: agosto e setembro de 2024;
Lançamento: novembro/2024.

Ficha Técnica

Produção Executiva: Nival Correia;
Direção e Roteiro: Gustavo João Luiz Neiva;
Produção Local: Deusivanio Maia;
Fotografia, Câmera, Edição e Tratamento: Caio Bretas;
Assistente de Câmera e Still: Kaio André;
Técnico de Som e Iluminação: Diego Brito;
Motoristas: Geison Costa;
Assessora de Comunicação: Luzeni Neres.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias