Quarta, 06 de Novembro de 2024 18:27
63 99241-8076
Cultura Tocantins

Educação musical para crianças é foco de projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Tocantins

“Cantinho Sonoro” leva música às crianças dos CMEIs Conto de Fadas e Miudinhos

22/08/2024 13h02
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Objetivo é proporcionar às crianças o contato com as habilidades e benefícios da musicalização - Foto: Divulgação
Objetivo é proporcionar às crianças o contato com as habilidades e benefícios da musicalização - Foto: Divulgação

Voltado para crianças de 6 e 7 anos da educação infantil municipal, o projeto “Cantinho Sonoro” levará a música como instrumento de aprendizado. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital Artes Tocantins, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a iniciativa recebeu o recurso de R$ 30 mil.

A proposta do projeto é proporcionar às crianças o contato com as habilidades e benefícios da musicalização. Com início em agosto e duração de três meses, com encontros semanais, ao todo serão oito turmas contempladas, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Conto de Fadas, na 605 norte, e Miudinhos, em Taquaralto. A iniciativa está alinhada com a coordenação pedagógica de cada CMEI e integra o calendário escolar.

Com aulas uma vez por semana, durante três meses, a proponente e educadora musical, Bárbara Nathalie Amorim, frisa que o objetivo é proporcionar o desenvolvimento, a educação, de uma forma brincante, para que a criança consiga internalizar o que ela aprende. Além de proporcionar menos estresse e mais concentração, estimula a memória e as habilidades cognitivas. "Percebendo essa dificuldade das habilidades emocionais, do falar, do perceber, do observar, surgiu a necessidade de querer elevar a musicalização como uma forma de proporcionar esse momento de imaginário que a musicalização infantil traz”.

O projeto está alinhado com a coordenação pedagógica de cada CMEI e integra o calendário escolar. “O mais importante é que essas crianças possam vivenciar essa experiência musical, aprender a dançar, cantar, identificar o estilo e os nomes dos instrumentos, dos sons, das texturas, e através da musicalização infantil, conhecer e verbalizar os próprios sentimentos, se expressar de alguma maneira enquanto criança”, conclui a Bárbara.

Sobre a proponente

Também conhecida como “Prof. Babi”, Bárbara Nathalie Amorim atua em clínicas e residências com aulas de musicalização, combinando experiência em educação musical com performances como musicista freelance desde 2023. É educadora musical, compositora, produtora e multi-instrumentista.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias