O artesanato tocantinense brilha em terras cearenses na 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que ocorre de 20 a 29 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza/CE. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura, selecionou seis artesãos e entidades representativas, através de edital, para expor e comercializar suas peças confeccionadas com capim-dourado, fibra de buriti, sementes, madeira, entre outras tipologias, no estande destinado ao Estado. A solenidade de abertura ocorreu nessa sexta-feira, 20, com a presença da secretária-executiva Valéria Kurovski.
A Fenacce é considerada uma das principais feiras do setor em todo o Brasil e reúne artesãos de norte a sul do país, que representam seus estados em estandes coletivos, temáticos para cada unidade federativa, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Conforme chamamento público, o Governo do Tocantins arca com as despesas de transporte dos artesãos selecionados, bem como de seus produtos.
“Esta é a quarta feira nacional no ano de 2024 que o Tocantins está participando. Com um estande maravilhoso, nós estamos com seis artesãos, entre artesãos individuais e entidades representativas. Temos uma série de matérias-primas diferentes, como o capim-dourado, sementes, palhas e madeiras, por exemplo. Já tivemos rodada de negócios e o Tocantins já está em destaque. Nós teremos novidades muito boas ao longo desses dez dias de Fenacce”, comentou a secretária-executiva Valéria Kurovski.
O evento celebra a criatividade e o talento dos artesãos, e destaca a rica diversidade cultural do Brasil. Para o secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho, o artesanato tocantinense é referência no país. “A terra do capim-dourado tem reconhecimento nacional e é parte da nossa identidade, que merece o apoio das políticas públicas para mostrar o Tocantins para o Brasil e para o mundo”, destacou.
Em 2023, as vendas e encomendas dos artesãos e entidades do Tocantins, durante a 5ª edição da Fenacce, levantaram o valor de R$ 219.129,00. Para a presidente da Associação Dianopolina de Artesãos, Eliene Bispo, as expectativas para este ano são altas. “Esperamos que seja igual ou melhor do que o ano passado, porque ainda estou vendendo para clientes internacionais que conquistei na última edição, na rodada de negócios. Queremos vender bem e alcançar novos lojistas para continuar vendendo o ano todo”, ressaltou.
Além da exposição e comercialização de produtos, a Fenacce conta com cozinha show, oficinas e atrações artísticas, como shows do músico cearense Davi Duarte e do pernambucano Geraldo Azevedo. A feira segue até 29 de setembro.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas