O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), reuniu-se nesta quarta-feira, 29, em Porto Alegre do Tocantins, com gestores dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável(CIDS) do Vale do Rio Manuel Alves, para apresentação do projetoLixão Zerona área piloto do consórcio e da proposta para regularização da área doada.
Nesta área, o projetoLixão Zeroé implementado pela Diretoria de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh. Na ocasião, além da exibição do projeto do aterro sanitário, os participantes colocaram em pauta a definição da área para construção do empreendimento.
“Foi uma manhã histórica em Porto Alegre do Tocantins. Todas as pontas estão entrelaçadas para que nós possamos construir o aterro sanitário e dar a destinação certa para os resíduos sólidos nesta região”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
Durante o encontro, o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura, explicou sobre os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES). “Dentro desse processo de planejamento, estamos implantando o primeiro aterro sanitário consorciado do Tocantins, esse é o nosso piloto, nós vamos implementar em todo o Estado”, pontuou.
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, que também participou da reunião, reforçou que o diferencial do encontro foi o acordo quanto à definição da área para construção e licenciamento. “Teremos outros encontros ao longo desse processo, para tratar das etapas seguintes”, concluiu.
A visita à área de construção do aterro sanitário foi conduzida pelo presidente do CIDS Vale do Rio Manuel Alves e prefeito de Porto Alegre do Tocantins, Rennan Cerqueira.
Convidados
Para a reunião foram convidados a conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Doris de Miranda Coutinho; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Francisco Brandes Júnior; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme; o secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Benfica; a coordenadora de Sustentabilidade da Aura Minerals, Luciana Guimarães; além dos prefeitos municipais de Dianópolis, José Salomão; de Almas, Wagner Nepomuceno; de Conceição do Tocantins, João Paulo Costa; de Novo Jardim, José Vieira Neves; de Ponte Alta do Bom Jesus, José Luciano Azevedo; de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira; de Taipas do Tocantins, Silvio Romério; e de Chapada da Natividade, Elio Dionízio.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas