Quarta, 06 de Novembro de 2024 22:34
63 99241-8076
Saúde Tocantins

SES-TO conscientiza a população sobre os cuidados contra a obesidade infantil

No Tocantins, em 2023, a obesidade em crianças de 0 a 5 anos foi de 4,58% e em crianças de 5 a 10 anos foi de 9,63%

03/06/2024 12h27
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
SES reforça os cuidados contra obesidade infantil - Foto: Divulgação
SES reforça os cuidados contra obesidade infantil - Foto: Divulgação

Considerada um problema de saúde pública nos dias atuais, a obesidade infantil contribui para o surgimento de diversas doenças crônicas. Em todo 3 de junho é celebrado oDia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantile a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aproveita a data e reforça a conscientização sobre a doença. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional/Egestor do Ministério da Saúde (MS) apontam que no Tocantins, em 2023, a obesidade em crianças de 0 a 5 anos foi de 4,58% e em crianças de 5 a 10 anos foi de 9,63%.

“A obesidade infantil no Estado éum problema queestá sendo enfrentado de forma intersetorial, tendo como principal estratégia o Programa de Saúde na Escola, com ações de vigilância alimentar e nutricional, promoção de alimentação e hábitos saudáveis de vida, estímulo à atividade física” disse a nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição/SES-TO, Terezinha Franco.

A especialista acrescenta que, “para enfrentar esse cenário o Ministério da Saúde, por meio da Política de Alimentação e Nutrição, lançou o guia alimentar para crianças menores de dois anos e protocolo de uso do guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar de crianças de 2 a 10 anos, para apoiar os profissionais das unidades básicas de saúde com relação à orientação alimentar nessa fase da vida.A má alimentação e a falta de atividades físicas podem fazer com que crianças e adolescentes com obesidade apresentam dificuldades no aumento do risco de fraturas, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, e pode afetar a parte psicológica e o isolamento social, como baixa autoestima entre outros”.

Dicas

O envolvimento dacriança na preparação dos alimentos ou na organização da lancheira, por exemplo, pode contribuir para o estímulo a uma alimentação saudável e segundo a nutricionista algumas dicas são válidas: beber preferencialmente água e alternativas como suco natural sem açúcar, chás caseiros ou água de coco natural; comer fruta fresca ou vegetais; o complemento pode ser pão de queijo caseiro, tapioca, cuscuz, sanduíche, iogurte natural, bolo caseiro; evitar alimentos embutidos.

Conscientização

No dia 5 de junho, às 8 horas, o Hospital Geral de Palmas (HGP), em parceria com o curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizará uma ação com orientações aos pais e crianças sobre cuidados com a saúde.


Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias